Igreja Matriz de São Luiz do Paraitinga

Destruída quase completamente após uma enchente em janeiro de 2010, a Igreja Matriz de São Luiz de Tolosa, na pequena cidade de São Luiz do Paraitinga, no interior do Estado de São Paulo, foi reinaugurada em maio de 2014 após um minucioso trabalho de reconstrução executado pela Concrejato. Os serviços, iniciados em setembro de 2011, contemplaram o resgate das ruínas do templo, como altares, vitrais, piso em ladrilho hidráulico e o forro. A construção é tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, e forma com os demais prédios históricos da cidade conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A população da cidade – que tem pouco mais de 10 mil habitantes – teve participação ativa nas discussões sobre o projeto de reconstrução. Diante da ligação afetiva dos moradores com a igreja, optou-se por reconstituir o templo o mais fielmente possível ao que era originalmente. Para resolver o problema da diferenciação histórica – sendo possível distinguir o que é da construção original e o que é novo -, o novo templo foi feito em estrutura metálica, que é uma técnica diferenciada, já que parte do templo original era feita em taipa de pilão.

Nos altares de mármore – cujos cacos foram recolhidos e remontados -, optou-se por preencher as partes faltantes com resina. Entre os destaques do trabalho estão ainda a reconstituição das tábuas do forro, retorcidas após dias submersas, e a colocação da nova estrutura metálica, com quase 300 toneladas, sobre as ruínas da igreja original.