Restauro do Mosteiro de São Bento

As obras de restauração do Mosteiro de São Bento foram concluídas, e a Igreja de Nossa Senhora de Montserrat foi reinaugurada no dia 11 de julho de 2015, dia de São Bento. A restauração começou em 2004 e foi dividida em três fases. O trabalho, executado pela Concrejato, recuperou as obras que haviam perdido suas cores originais, como as imagens de São Bento, Santa Escolástica e Nossa Senhora de Montserrat, restauradas passo a passo com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Localizada no Centro do Rio de Janeiro, a construção, do século XVII, teve restauradas ainda a Nave central, incluindo forro, paravento, talha que reveste paredes, púlpitos e as capelas laterais. Outra novidade é a implantação de um programa de visitas com áudio guia em português, inglês, espanhol, francês, italiano, alemão e libra, que possibilitará maior compreensão acerca deste importante patrimônio cultural.

Durante as obras, um químico assessorou a equipe para fazer fórmulas específicas para cada parte da restauração. Foi necessário, por exemplo, encontrar uma fórmula de verniz que não prejudicasse as peças centenárias. Toda a obra foi realizada sem interferir nas atividades rotineiras do mosteiro. Foi um trabalho extremamente meticuloso que incluiu a retirada de inserções arquitetônicas impróprias realizadas ao longo de mais de três séculos.