30/10/2015

Ponte Pênsil de São Vicente é reaberta ao público após recuperação

Com diversos desafios técnicos, trabalho incluiu troca dos 16 cabos de sustentação, em manobra inédita no Brasil.

No dia 30 de outubro de 2015, a centenária Ponte Pênsil de São Vicente (SP) foi reaberta ao público, após dois anos interditada para obras. A cerimônia de entrega, que contou com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, coroou o esforço de toda a equipe da Concrejato, responsável pelo minucioso trabalho de restauração e recuperação estrutural da ponte.

Cida Soukef, Gerente de Obras que esteve à frente do projeto, ressaltou a importância da dedicação de toda a equipe para a conclusão desse trabalho. “Fizemos a foto da equipe da obra e, na cerimônia de inauguração, entregamos a todos uma cópia de lembrança. Como o mestre de obras foi muito importante no contexto todo, pedi ao governador que entregasse a ele, como forma de agradecimento. Foi muito bacana, na verdade bem emocionante”, conta.

O Diretor Executivo Comercial da Concrejato, Ronaldo Ritti, também destacou a competência técnica de toda a equipe. “Precisamos valorizar este potencial que temos, somos reconhecidos como empresa de ponta na área de restauro e recuperação e isso vem, principalmente, pela competência, compromisso e seriedade de nossa equipe”, afirma.

Os trabalhos de restauro e recuperação estrutural da Ponte Pênsil de São Vicente incluíram a troca dos cabos, manobra realizada anteriormente apenas quatro vezes em todo o mundo. Ao longo das obras, a equipe encontrou questões técnicas não previstas no projeto inicial e que demandaram soluções altamente especializadas.