31/05/2016

Projeto contra o tabagismo

Ação voltada a colaboradores tem duração de um ano e inclui consulta médica, prescrição de medicamentos e palestras de conscientização.

Em 31/05 é lembrado o Dia Mundial sem tabaco, criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e as mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. Atualmente, no Rio de Janeiro, a Concrejato realiza uma ação anti-tabagismo, voltada para colaboradores, em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa começou em novembro de 2015 na obra Cine Palácio e agora está presente no Palácio Capanema e na Alerj. Ao todo, participam do projeto dez colaboradores.

O programa ocorre em um posto de saúde na proximidade das obras e tem duração de um ano. Para participar, o colaborador passa por uma entrevista com uma profissional de saúde do posto, que o avalia e encaminha para uma consulta médica. De acordo com a necessidade de cada colaborador, são prescritos adesivos anti-tabaco e medicação.

Após a consulta com o médico, o colaborador inicia um ciclo de quatro palestras semanais durante um mês. Depois, inicia o acompanhando de 14 em 14 dias durante três meses. Após este período, o colaborador passa a ser acompanhado apenas uma vez ao mês até o fim do programa.

Segundo a Técnica de Enfermagem do Trabalho Janaína Machado, todos que participam do projeto estão engajados e já é possível ver resultados. “Todos que iniciaram em novembro ainda estão no programa. Agora eles fazem o acompanhamento apenas uma vez ao mês e já não usam os adesivos. É um benefício para a saúde deles”, explicou.