15/02/2019

Restaurada pela Concrejato, Igreja São Francisco é reinaugurada em Florianópolis

A Igreja São Francisco, no Centro de Florianópolis, foi reinaugurada oficialmente nesta quinta-feira (14). Considerada a mais antiga das confrarias religiosas da capital, ela foi inaugurada em 1815.

Entre projetos, obras e intervenções em imagens sacras, foram seis anos de trabalhos. Em 2012, a igreja estava com muitas infiltrações.

A diretora da empresa responsável pelas obras, Maria Aparecida Soukef Nasser, conta que antes da restauração é feito primeiro uma pesquisa.

“Na verdade você vai para as paredes, você vai para todo pedaço que precisa resgatar, você vem minuciosamente com o bisturi e aí você vem pesquisando que cor era, e que não é a cor que você gosta ou a cor que você quer, é o que a história te dá”, explica.

As primeiras intervenções foram emergenciais e  sanaram infiltrações e instabilidades da estrutura construída em alvenaria com pedra argamassada. Parte dessa matéria-prima pode ser vista na parte superior da entrada pela rua Felipe Schmidt.

A cobertura foi substituída por um telhado duplo de alumínio à prova de goteiras. Forros, pisos e esquadrias receberam tratamento para retomarem a autenticidade.  A terceira e última etapa da restauração foi a mais trabalhosa. Os restauradores repararam 45 imagens sacras, entre elas, São Francisco das Chagas, Santo Antônio, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Santo Antônio de Categeró e Nossa Senhora das Dores.

Para os fiéis que frequentam a igreja, significa um grande presente. O aposentado Nicésio Bunn esteve pela manhã no local e se emocionou: “Eu me sinto aqui, um paraíso no céu estando aqui dentro. Não tenho palavras para agradecer”.

O Frei Gunther Walzer, capelão da igreja, diz que ela é a mais visitada em Florianópolis por causa da localização. Muitas pessoas vão ao local buscar uma graça e tem a inspiração do santo que dá o verdadeiro nome da Igreja: São Francisco das Chagas.

” Nossa sociedade tem muitas chagas, nós temos as chagas da pobreza, da miséria, por causa disso essa igreja é uma identificação com as pessoas sofridas”, complementa o frei.

Confira fotos da missa que marcou a reinauguração da Igreja Terceira São Francisco de Chagas: