08/06/2018

Restauro da fachada da Biblioteca Nacional é concluído

Após um ano e meio de obras, fachadas da edificação histórica, no Centro do Rio, estão totalmente recuperadas. Trabalho da Concrejato foi destaque no jornal O Globo e na revista O Empreiteiro

No próximo dia 18, ocorre a cerimônia oficial de inauguração da Biblioteca Nacional após o trabalho de restauro de suas fachadas, que durou um ano e meio. Executado pela Concrejato, o trabalho foi desenvolvido sem a interrupção das atividades no local, o que exigiu um planejamento preciso para a preservação dos usuários e do acervo.

A restauração envolveu esquadrias de madeira (portal e janelas), argamassa da parede, ornamentos, escada frontal e cúpula, abrangendo 9.714 m² de área de fachada do prédio, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC).

A conclusão do restauro foi destaque no jornal O Globo, que veiculou nota na coluna de Ancelmo Gois e uma reportagem extensa sobre o trabalho. Clique aqui para ler a matéria.

A revista O Empreiteiro, referência no segmento de engenharia, também dedicou duas páginas ao assunto em sua última edição, com o detalhamento das técnicas usadas. Clique aqui e leia.