Hotel Bragança

Inaugurado em 1906 e interditado pela Defesa Civil em 1996, o Hotel Bragança – localizado no tradicional bairro da Lapa, no Rio de Janeiro – foi totalmente restaurado pela Concrejato. Tombado pelo município, o tradicional hotel foi ponto de encontro da sociedade nas primeiras décadas do século XX, hospedando personalidades históricas como Noel Rosa e Di Cavalcanti.

O escopo do trabalho da Concrejato englobou o restauro da fachada, incluindo a cobertura e os torreões feitos de zinco e chumbo, e o retrofit do antigo prédio, além da construção de um segundo bloco totalmente novo. No total, são 120 apartamentos, sendo 14 de luxo no prédio antigo e 106 standard no prédio novo. O projeto envolveu diversas especialidades da empresa, como retrofit, restauro e construção nova. Como o terreno da obra era pequeno, optou-se por utilizar banheiros que já vinham prontos, evitando desperdício de material e diminuindo o tempo de construção.

Como o prazo para concluir o trabalho era curto, a Concrejato sugeriu diversas soluções para otimizar a obra. A estrutura metálica foi recalculada, tornando-a mais leve e reduzindo significativamente o peso nas fundações. Houve a substituição de estacas tipo raiz por estacas tipo hélice, reduzindo em mais de 50% o número de estacas necessárias, além da substituição das cisternas em concreto armado por cisternas de fibra de vidro.