Ponte Maurício Joppert

Quarta maior ponte fluvial em território nacional, a ponte Maurício Joppert, que liga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, passou por um processo de recuperação entre 2010 e 2013, executado pela Concrejato. Entre as atividades realizadas estão a demolição do piso existente e a construção de novo piso estrutural em concreto armado, a execução de barreiras de proteção e de novas juntas de dilatação, a recuperação estrutural dos pilares, o tratamento dos gradis metálicos existentes e a execução de novos, além da realização de atividades submersas para recuperar as estruturas.

O maior desafio para a execução da obra foi a impossibilidade de paralisação do tráfego. Dessa maneira, os trabalhos foram previstos inicialmente para acontecer no período noturno, com o ajuste da logística da obra às 24 horas de funcionamento ininterrupto da ponte.

Os cuidados técnicos ultrapassaram a própria recomendação de projeto, inserindo tempo maior para a cura úmida durante o período de pós-concretagem. Um novo piso, mais moderno e seguro, fez parte da recuperação da ponte. O antigo pavimento de concreto foi demolido após a limpeza, e a retirada de resíduos e a superfície da laje foi apicoada para preparar a superfície para receber o novo concreto, agora armado. Para garantir que o piso passasse a funcionar como sobrelaje, o projeto previu a instalação de grampos de aço para fazer a interligação com a estrutura existente e telas de aço para armar o concreto. Novas linhas de grampos foram inseridas com a finalidade de melhorar a conexão entre os pisos e minimizar o efeito da vibração decorrente da continuidade do tráfego no momento de início da cura do concreto.